Existem diversas frases, (vamos comentar 09 delas) algumas sem noção, outras retiradas da bíblia (somente o versículo que melhor apraz), outras ditas por nossos pais e avós, outras por populares. A intenção é esclarecer algumas e procurar assim desmistificar tais frases que alguns cristãos empregam a bel prazer, para satisfazerem seu ego, ou para repreender alguém (os críticos principalmente).

Quem com ferro fere, com ferro será ferido

Não é bem assim, não basta apenas pegar um versículo e utilizar a bel prazer, tem todo um contexto, e aqui histórico, aqui foi mais uma lição dada por Jesus, que apesar de correta, não se refere a tudo que ferir, será ferido, mas a não lutar com armas que não são espirituais.

E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha. Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão. Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos? Mateus 26. 51-53.

A voz do povo é a voz de Deus

Oriunda do latim vox populi, vox Dei, é utilizada como se fosse bíblica! Uma das mais usadas quando um determinado grupo está reunido, querendo um objetivo, seja ele cristão ou não! Mas antibíblica.
Jesus nunca foi considerado aquele que falava e as pessoas concordavam com ele, uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que ele era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3:17).
Não tem como a voz do povo (que povo?) ser a voz de Deus!

Mente vazia é oficina do diabo

Essa frase a gente ouve sempre, de nossa mãe, de nossos avós, ainda mais quando estamos na idade de trabalhar e querem que corramos atrás de um emprego, ao invés de somente estudar ou assistir televisão, internet ou coisa assim. Ok, temos que ocupar nossas mentes com "coisas que são de cima" (Cl 3:1,2) ou ficamos vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17). Mas a frase não pode ser dita como algo sagrado.

Não toque no ungido, ou não fales do ungido do Senhor

Está frase cansamos de ouvir esta frase quando questionamos a conduta de alguns ditos profetas, o qual estão envolto a todo tipo de sujeira, que enganam, difamam e distorcem as Escrituras para se beneficiarem. Esta frase era muito utilizada por Davi quando este não queria matar Saul, o “ungido do Senhor” (1 Sm 24.10, 2 Sm 10.14, 1 Cr 16.22), mas a pergunta é: muitos destes ditos “profetas” que hoje existem, tem o respaldo de serem ungidos do Senhor? Ao criticarmos, estamos fazendo como Lutero, Calvino e outros reformadores que viram descaradamente mentiras serem ditas em nome de Deus, fazendo com que a Igreja permitisse o secularismo em seu meio, como os católicos romanos em tal época.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7.21


Vem a mim como estás

Essa frase dói! Utilizado por muitas pessoas, querendo estar na presença do Senhor sem nenhuma transformação em sua vida, sem nascer de novo! Fica difícil tal acontecimento, utilizando esta velha frase.
Utilizar somente um versículo (de maneira errada e distorcida) para alcançar um objetivo mundano não está certo, um versículo é capaz de criar uma seita, vejam o versículo seguinte!

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11.28
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Mateus 11.29


Isto é blasfêmias contra o Espírito Santo, e não tem perdão

Essa está na boca da maioria dos pentecostais e dos neo-pentecostais.
Muitos alegam que ao tecer comentários sobre práticas como glossolalia e outros de cunho psicológico, é blasfêmia e não tem perdão, ora a frase usada em questão é a de Marcos 3.29, e refere-se ao ato de associar, deliberadamente, o poder e a obra de Deus, que está cheio do Espírito Santo, com a obra de Satanás.
No momento em que as mentiras vem a tona, a verdade sobre falsas práticas aparecem, deixando de ser obra de Deus (que aliás já não eram), não tem blasfêmia contra o Espírito Santo. Invertendo assim contra vós que tais práticas exercem, relatando ser obra do Espírito Santo! Cuidado!

Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.


Não julgueis, para que não sejais julgados

Frase de Mateus 7.1. Ora depende do que está sendo julgado, será que devemos nos calar diante de tantas apostasias e heresias diante de nossas faces, ou devemos fazer como Lutero, Calvino e outros que mostram o lamaçal que a Igreja estava afundava em tais épocas.

...prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 2 Timóteo 4.2-3.


Quantas almas vocês já ganharam?

É uma corrida agora, para ver quem enche mais igrejas? Ou Deus quer que cresçamos em conhecimento, esta tem sido uma das grandes ameaças do evangelho, que por não ver crescimento numérico, elaboram estratégias mundanas para um crescimento, que está nas mãos de Deus, em sua Soberania, um dos pontos da Reforma. Crescimento sem conhecimento da Palavra e sem sinceridade é vazio no coração.

Por que, ao invés de criticar, vocês não vão pregar o evangelho?

Mais uma vez lembramos da Reforma, evangelizar não é simplesmente sair falando coisas sem sentido espiritual, sem verdade, sem nexo, sem base bíblica como: aceite Jesus, deixe ele entrar em seu coração, ele tá do lado de fora esperando para te salvar.
Tudo isso é evangelismo barato, criticar não é somente falar mal, mas expor as mentiras e mostrar o caminho da Verdade. Jesus criticou muito quando esteve entre nós, mostrando aos fariseus o quanto estavam errados.


E muitas outras frases existem, poderíamos ficar dias a fio tecendo frases e exemplificando de maneira simples, mas bíblica... mas deixo para outros esta tarefa!


Por: Carlos Reghine

1 comentários:

 
Top